sábado, 30 de maio de 2015
Avatar

Ufomammut - Ecate

0 comentários

Gênero: Stoner / Sludge / Doom Metal
País: Itália
Ano: 2015

Comentário: Toda vez em que os italianos do Ufomammut anunciam um novo álbum de estúdio, sou tomado pela expectativa em relação ao que está por vir. Ecate é o oitavo álbum de estúdio da banda (não levando em conta a colaboração com o Lento) e chega como um dos grandes lançamentos de 2015.

A imagem deixada pela banda no duplo ORO lançado em 2012 foi positiva e extasiante, o Ufomammut consegue seguir uma estética padrão com modificações básicas, mas que revigoram a sonoridade da banda. Em Ecate não foi diferente, o trio italiano traz um álbum com um repertório de dar inveja em muitas bandas por aí.

A sonoridade da banda é uma daquelas que não se encontra facilmente, por mais que venha sendo explorada por muitos, o Ufomammut o faz com maestria. Se em ORO a banda conseguiu criar uma atmosfera densa e que envolvia o ouvinte ao longo do álbum, em Ecate ela se mostra ainda mais poderosa e completa. Instrumental pesado, uso sábio dos sintetizadores, passagens psicodélicas e com um ar espacial, tudo isso está presente em Ecate. A sensação caótica e esmagadora proporcionada pelas partes mais pesadas no instrumental, se mostram ainda mais eficientes neste álbum.

Se o tom de misticismo que acompanha a banda lhe agrada, o álbum traz todo um conceito em torno da deusa grega Hécate, trazendo composições sólidas e que conseguem contrastar perfeitamente com a sonoridade da banda. O álbum facilmente vai conquistar os apreciadores do estilo logo de cara, a faixa de abertura Somnium traz a assinatura do que é o Ufomammut. Riffs pesados, baixo desconcertante e absurdamente nítido, todos sintetizadores possíveis criando aquele clima bruto repleto de psicodelia, uma bateria precisa tanto nos momentos mais intensos quanto nas partes mais cadenciadas e os vocais distorcidos e dispersos em meio ao instrumental, Somnium chega a ser sufocante em seus momentos derradeiros. 

As 6 faixas que compõe o álbum são de grande qualidade e chega a ser até injusto apontar apenas uma favorita. A curta Pluoton é mais objetiva, 3 minutos de uma sonoridade pesada e impactante. Chaosecret e Temple jogam mais com alterações de ritmos, passagens mais psicodélicas e ainda nos  brindam com riffs impiedosos, além do ótimo trabalho de vocalizações apresentados. Revelation é um interlúdio de 4 minutos, um instrumental carregando uma vibe espacial bem sombria. Daemons é a de maior intensidade, a banda apresenta um instrumental bem enérgico conduzido por alguns dos melhores e mais pesados riffs do álbum, que se encerra com uma passagem ambient num tom assombroso e escuro.

Ecate é mais um ponto alto entre os álbuns do Ufomammut, uma banda que não cai em oscilações e nem perde a pegada ao decorrer dos anos. O álbum lançado no dia 31 de Março pela Neurot Recordings, é um registro caótico e bem estruturado, com a banda apresentado todas as facetas que lhe tornaram popular entre os apreciadores do estilo.




Tracklist:

01. Somnium
02. Plouton
03. Chaosecret
04. Temple
05. Revelation
06. Daemon

Ouça em: Spotify ou Rdio


Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.