terça-feira, 11 de outubro de 2016
Avatar

Decembre Noir - Forsaken Earth

1 comentários

Gênero: Doom/Death Metal
País: Alemanha
Ano: 2016

Comentário: Decembre Noir é uma banda alemã da cidade de Erfurt, na Turíngia, que se formou em 2008 e lançou seu debut em 2014. Forsaken Earth é seu segundo álbum, lançado em Agosto. E o fato é: matou uma saudade imensa que eu tinha de um álbum nesse nível de Doom/Death.

Estamos aqui falando de uma banda, em todos os efeitos, pequena e pouco conhecida no cenário. Porém de uma qualidade tanto técnica quanto criativa descomunal dentro de um gênero onde bandas, atualmente, só se destacam em dois sentidos: serem profundamente melancólicas onde outras bandas ainda não chegaram, ou em serem mais experimentais dentro do estilo o quanto puderem. Estamos falando de um estilo infelizmente saturado, onde ouvir os clássicos muitas vezes vale mais a pena que notar novos releases. Decembre Noir, no entanto, preza por outro caminho, o mesmo que muitas bandas falharam: o de reinventar fórmulas clássicas de maneiras efetivamente boas. E consegue.

O disco é calcado fortemente nas bases atuais do estilo, de bandas como Swallow The Sun, October Tide ou Novembers Doom, mas consegue ter uma identidade própria evidente em todas as faixas. Essa identidade própria aparece na forma com que a banda lida com as variações de velocidade. No geral, os riffs são, obviamente, cadenciados e melancólicos, mas a cozinha frequentemente se arrisca em blast beats e levadas mais rápidas, o que dá um peso descomunal ao som da banda, que é já naturalmente pesado devido a afinação grave e levada arrastada.


Aos fãs de Novembers Doom, por exemplo, arrisco dizer que Decembre Noir soará especialmente incrível. Fora os americanos do Novembers, pouquíssimas bandas arriscam instrumentais tão constantemente próximos do Death Metal quando se trata de Death/Doom atual, sob o risco imimente de diminuir a carga emocional do estilo. O que justamente não só não ocorre com Novembers Doom e Decembre Noir, como é exatamente intensificado quando se reunem vocais ocasionalmente limpos com o instrumental esporrante. Os vocais limpos de Decembre Noir não são tão melódicos, o que eu particularmente considero totalmente condizente com a proposta mais direta da banda, ainda que em certas músicas claramente uma maior melodia não faria tanto mal. Mas os riffs não tão lentos são perfeitamente bangeáveis e isso torna a musicalidade da banda fluida, ainda que melancólica, algo que soa maravilhosamente bem.

Para quem, assim como eu, estava saturado de repetitividade em novos lançamentos em Death/Doom, mas, ao mesmo tempo, não conseguia parar de ouvir bandas como Swallow The Sun, Draconian, Novembers Doom, October Tide, Doom:VS e afins: ouça sem medo. Caso sejas novo no estilo, Decembre Noir também não deixa de ser um excelente convite. Forsaken Earth é ótimo, sólido e foge da monotonia muito bem.



Tracklist:

1. In This Greenhouse of Loneliness and Clouds 06:42
2. Small.Town.Depression 06:46
3. Ghost Dirge 05:45
4. The Vast Darkness 08:42
5. Waves of Insomnia 14:17
6. Distant and Unreachable 07:40

OUÇA: Spotify

One Response so far.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.